áreas da Fisioterapia

FISIOTERAPIA ORTOPÉDICA

A reabilitação ortopédica tem como objetivo diminuir a dor, o processo inflamatório, edemas e ganhar amplitude de movimento e flexibilidade. Para este tratamento utilizamos correntes elétricas, calor, crioterapia, terapia manual, Ultrasom terapêutico, Laserterapia e cinesioterapia.
Essa área da fisioterapia atua no pré e pós operatório e nas diversas patologias que causam disfunções nos ossos, músculos, articulações e ligamentos.

FISIOTERAPIA DESPORTIVA

A reabilitação desportiva tem como objetivo acelerar o retorno do atleta ao esporte, tendo em vista a especificidade de cada modalidade. Para este tratamento são realizados exercícios que trabalham os músculos estabilizadores (posturais) e os músculos responsáveis pelo gesto esportivo.

FISIOTERAPIA NEUROLÓGICA

A reabilitação neurológica tem como objetivo o retorno as atividades de vida diária de maneira funcional, otimizando o gasto de energia, melhorando o equilíbrio e a marcha. Para este tratamento realizamos cinesioterapia, eletroestimulação funcional transcutânea (FES), tapping, posicionamento articular com indicação de órteses e treino funcional.

FISIOTERAPIA RESPIRATÓRIA

A reabilitação respiratória tem como objetivo a melhora do padrão respiratório e da expansibilidade pulmonar nas afecções respiratórias e no pré e pós operatório de cirurgias abdominais e pulmonares. Para este tratamento realizamos exercícios respiratórios, manobras de higiene brônquica e utilizamos incentivadores respiratórios, além de fortalecimento de musculatura abdominal.

FISIOTERAPIA DOMICILIAR

Em casos de restrição de movimento e dificuldade de locomoção a fisioterapia pode ser realizada à domicílio.

HIDROTERAPIA

A reabilitação aquática tem como objetivo facilitar a execução dos exercícios devido a diminuição da gravidade, relaxamento muscular devido a água aquecida, diminuição de edema devido a pressão hidrostática da água e diminuição da dor. A hidroterapia é indicada para os casos ortopédicos, desportivos e neurológicos.

REEDUCAÇÃO POSTURAL GLOBAL (RPG)

O RPG é uma técnica dentro da fisioterapia que tem como objetivo realizar a correção postural através do relaxamento muscular e exercícios específicos, promovendo uma diminuição do quadro álgico e melhora postural, além de ganhar mais flexibilidade e coordenação para realizar os movimentos.

DRENAGEM LINFÁTICA MANUAL

A Drenagem Linfática Manual é uma técnica utilizada para diminuir o inchaço causado por acúmulo de líquidos, que deverá ser drenado para dentro do sistema linfático. Esse inchaço pode ter várias causas, como por exemplo durante a gravidez, em pós operatório, problemas circulatórios e inflamações. Também melhora a circulação local diminuindo a presença de celulite.
Após a sessão o paciente relata sensação de conforto e bem estar.